Com a explosão de plataformas com vídeos curtos e interativos, o e-commerce passou a utilizar o reels do Instagram para vender mais em uma espécie de combo de engajamento com crescimento orgânico.
Esse novo recurso permite que as pessoas criem vídeos curtos, mas será que o Reels se trata somente disso? Veremos neste artigo os principais segredos desse tipo de produção de conteúdo para conquistar um grande público.
Instagram: Reels X IGTV
Existem diferentes maneiras de utilizar o Instagram, então, entender como cada uma delas funciona é essencial para que não sejam cometidos erros e para que não seja perdida parte do engajamento que você conquistou ou deseja conquistar.
Note que empresas de alimentação procuram criar conteúdos mais curtos para instigar de maneira mais rápida a vontade dos consumidores. Já pessoas que querem vender um curso, criam conteúdos mais elaborados para conquistá-los.
Não existe uma regra específica de quando e onde utilizar, seja o Reels ou o IGTV, mas sim da maneira como seus seguidores interagem com o conteúdo publicado. Vejamos agora as principais diferenças entre o Reels e o IGTV.
O Reels é uma plataforma de criação de vídeos curtos e dinâmicos de até 30 segundos. O Objetivo é alcançar novas pessoas para a sua página, pois a produção é simples e não pode passar dos já citados 30 segundos.
Por serem rapidamente vistos, acabam sendo compartilhados de forma ágil. As pessoas se interessam pelo conteúdo e acabam por se identificar com a brincadeira que é feita ou com a mensagem que a página deseja passar.
Já o IGTV pode ser utilizado para armazenar vídeos de duração de até 10 minutos ou livres que podem durar um pouco mais de 60 minutos. Em geral o IGTV é composto por vídeos explicativos como de uma empresa de limpeza piso que deseja vender o novo produto.
A produção desses vídeos leva um pouco mais de profissionalismo e a edição deles é mais pensada. O principal objetivo do IGTV é fidelizar as pessoas que já consomem o conteúdo da página.
O legal é que nenhum desses conteúdos anula o outro, podendo agregar valor à página e gerar cada vez mais engajamento. O Reels para challengers, sátiras e memes e o IGTV para tutoriais mais elaborados e vídeos de perguntas e respostas.
Conheça algumas das vantagens do Reels
Um ponto deveras interessante do Reels é que diferentemente dos tradicionais e adorados Stories, é que eles não tem um limite de validade, logo as pessoas podem revê-los quantas vezes desejarem, desde que acessem sua página.
Os stories são excelentes para interação com o público, mas acabam por durar somente 24h, independentemente do que for feito naqueles locais. Existe a possibilidade de salvar os Stories, mas com o Reels isso é efetivamente mais positivo.
Por isso também são excelentes para diversos tipos de objetivos dentro do instagram, entre eles:
1 – Apresentar um novo produto
O Reels é uma boa maneira de mostrar algum produto de maneira rápida e com características que mostram ele em ação ou sendo aplicado. É interessante também deixar algumas especificações que diferenciam seus produtos dos comuns.
Muitas empresas que vendem no Instagram acabam utilizando dessa ideia para destacar os benefícios que os usuários terão em utilizar o produto dela ao invés das concorrentes.
2 – Bastidores são interessantes
Ainda na área de apresentar um produto, é bem comum as pessoas se interessarem em como algo é feito ou o que ocorre durante os bastidores de uma empresa. Tanto é, que é comum vermos como funciona uma fábrica de camisetas lisas para sublimação.
Existem até alguns canais de YouTube consolidados por fazer esse tipo de trabalho, mas geralmente são vídeos longos com anúncios que acabam tirando o foco das pessoas.
Integrando o Reels com uma curta apresentação de todos os passos, você pode tirar as dúvidas dessas pessoas mostrando como é feito o trabalho dentro de seu comércio.
Para páginas de maquiagem ou de venda individual, como de fotografia, pode ser interessante mostrar todo o preparo de um trabalho até a sua conclusão.
3 – Utilize o poder dos challenges
Por fim, para finalizar maneiras criativas de como usar o Reels, não poderíamos esquecer dos famosíssimos challenges, que ganharam repercussão mundial e permanecem em alta.
Altamente criativos, dinâmicos e interativos, acabam por chamar a atenção de muitas pessoas.
Para bons challengers, é interessante ter um roteiro em mente ou algum vídeo de referência para se espelhar e criar o seu. A edição pode ser o grande diferencial para que as pessoas curtam o que você for fazer, portanto, muito cuidado nos cortes.
Algumas empresas estão utilizando dos challengers como forma de interagir com os seguidores. Por exemplo, uma empresa que vende um espremedor de laranja automatico abre uma caixa de perguntas pedindo para que eles mandem sugestões de sucos.
Em seguida, a empresa faz um Reels publicando a confecção desse suco utilizando o seu produto. É um exemplo simples, mas é possível ter uma ideia de como pode utilizar a ferramenta para o marketing.
Lembre-se de manter uma constância e agir com sabedoria
Qualquer página que busca o engajamento precisa saber que o Reels é só mais uma das ferramentas do Instagram. Milhares de páginas conseguiram explodir com um Reels, mas não mantiveram o engajamento devido a falta de constância dentro da página.
É interessante que os consumidores saibam que existe uma necessidade dos seguidores em olhar os conteúdos de quem eles seguem. Dar aquela famosa “stalkeada” se tornou comum após um vídeo chamar a atenção dentro do Instagram.
O Reels funciona exatamente como esse gatilho para chamar a atenção das pessoas e é claro que existem muitas páginas que passaram a publicar somente Reels de Challengers por exemplo, pois notaram o quão positivo é o engajamento dessa ferramenta.
Porém, note que essas pessoas costumam publicar com muita frequência seus conteúdos. Sempre tentando inovar e seguindo um cronograma semanal, normalmente seguido à risca, para que os seguidores nunca se sintam desamparados.
Se você presta serviços de consultoria contábil ou trabalha com um setor mais específico, tente utilizar desses cronogramas referenciados em páginas concorrentes de sucesso para gerar engajamento.
A importância do cronograma
O Cronograma para o Reels é importante para que você não deixe seus seguidores te esperando. O algoritmo do Instagram precisa ver que as pessoas ficam bastante tempo dentro da sua página, vendo seus Stories e Reels.
Desta maneira, ele recomendará sua página cada vez mais para seus seguidores e consequentemente as hashtags utilizadas aumentarão o tráfego orgânico. Páginas que passam muito tempo sem publicações acabam por perder esse engajamento.
E mesmo que você produza um super Reels, não será visto por muitas pessoas. Continue focando na qualidade do conteúdo, se for preciso, contrate serviços terceirizados de limpeza para manter seu estúdiozinho simples sempre limpo para mais produções.
Mas tenha em mente que gerar engajamento depende não apenas de conteúdos bem montados, mas de uma programação constante. Essa dica é dada pelas principais empresas de engajamento do mundo.
Existe uma estrutura no Reels?
Não existe uma obrigatoriedade de conteúdos a serem publicados ou estrutura a ser seguida. Até porque o Reels é uma ferramenta bem recente, então por mais que façamos algumas referências de uso, você pode ter uma ideia única e mudar tudo.
Apesar disso, a esmagadora maioria das pessoas e empresas que produzem Reels acabam por seguir uma espécie padrão para que o engajamento possa ser garantido. Normalmente são baseados em:
- CTAs chamados Call to action convidam os seguidores a ação;
- Legendas para direcionar a mensagem que você deseja passar;
- Hashtags também com o objetivo de direcionar o público;
- Capa interessante condizente com o interior do vídeo;
- Músicas (cuidado com os direitos autorais).
Essa é normalmente a base do Reels que as pessoas costumam utilizar em seus produtos e empresas, mas como tudo é dinâmico na internet, pode ser que isso mude com o tempo, além de que nada te impede de ter uma ideia inovadora capaz de mudar tudo.
O interessante do Reels e outras ferramentas do instagram é que diferente de um site de vendas, não há a necessidade de fazer a terceirização de TI para fazer a gestão da página.
O Reels basta criatividade e ficar atento nos estilos que estão bombando nas redes para que você consiga conquistar um engajamento de qualidade. E falando justamente no engajamento, ele só será possível se a página publicar com constância.
Considerações finais
Vimos ao longo do artigo como utilizar o Reels para vender em seu instagram. Demos diversas dicas de como aumentar o engajamento da sua página para atrair mais consumidores e consequentemente fazer com que eles vejam suas publicações.
A elaboração dos Reels para uso de marketing de divulgação do produto ou aumento de autoridade no assunto é algo que se consolidou nos últimos tempos, tornando-se comum para as pessoas consumidores esse tipo de conteúdo.
O interessante é que qualquer segmento como de uma fábrica de camisetas para uniformes de empresas pode vender seu nome utilizando de maneira criativa o Reels. O interessante é ter uma maneira organizada de publicações para não ser esquecido.
Apesar do Reels seguir um padrão de estrutura, não podemos levar isso ao pé da letra, mas reforçamos que é interessante observar os concorrentes, para ver o que eles estão fazendo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.