Ter uma página para postar conteúdos para os seus consumidores, é uma forma de se comunicar e uma maneira interessante de instruir os internautas. Porém, com tanta concorrência, quem tem uma página dessas já precisa começar a pensar em como inovar em seu blog.
Com produções bem feitas que afetam os usuários, existe a possibilidade de melhorar o ranqueamento e ter destaque. Inclusive, o blog ajuda em divulgações e em como o público conhece a marca.
Por isso, para quem trabalha com marketing digital é essencial que também insira em sua estratégia este elemento. Desse modo, veja como um blog de qualidade ajuda o seu negócio, bem como formas diferenciadas de usá-lo.
Se você está começando agora a criar o seu blog, leia também “A importância do blog na sua estratégia de marketing digital”.
Por que ter um blog?
Usado para compartilhar conteúdos, o blog pode ser de grande ajuda na estratégia de um negócio, ele é um canal de comunicação com o público e contribui para que o negócio tenha mais reconhecimento e eleve as vendas.
Além disso, ele também ajuda em:
- Visibilidade;
- Audiência;
- Vendas;
- Resultados frequentes.
Sendo assim, para aqueles que desejam ficar mais conhecidos, usar essa página ajuda, isso porque se as produções forem de qualidade e usarem técnicas relevantes para o algoritmo dos buscadores, um bom posicionamento pode ser alcançado.
Pense só, se uma empresa que emite AVCB, por exemplo, decidir adotar o uso de um blog para melhorar o seu desempenho, com a produção frequente e com a aplicação de técnicas de SEO, ela, certamente, conseguirá melhores posições.
Isso é importante, principalmente, porque estar na primeira página dos buscadores contribui para uma visibilidade maior, portanto, mais gente conhece os serviços da instituição em questão.
Sendo assim, com produções que sejam interessantes para os internautas, ela também consegue estabelecer uma audiência, que são os indivíduos que vão acompanhar as suas produções.
Isso é essencial porque esses indivíduos podem ser os futuros consumidores, por isso ter produções que sejam relevantes contribui para que o processo de venda seja mais simples e rápido.
Com as produções, o usuário pode ser conquistado devagar, isso quer dizer que lentamente o comércio mostra a qualidade dos seus serviços, bem como de que forma pode ser útil para a rotina da pessoa.
Na prática, não é necessário que o internauta seja alimentado com milhões de produções e que seja gasto muito tempo para isso, até porque ele já vai estar em contato com o negócio, portanto, uma relação de confiança já vai ser construída.
Tudo isso contribui para que a venda seja mais rápida e fácil, por isso, empresas de terraplanagem e pavimentação, por exemplo, podem melhorar a sua comunicação e relação de confiança com os consumidores tendo uma página dessas.
Por fim, diferentemente de outras táticas, tudo o que é produzido e divulgado por um blog fica permanentemente, portanto, os resultados são vistos a qualquer momento. Assim, mesmo uma produção de anos atrás pode gerar resultados ainda.
Porém, não acredite que depois de fazer o conteúdo não seja preciso adaptá-lo para manter o bom desempenho e a posição no mecanismo de busca. Em alguns casos é preciso fazer uma atualização, por isso, é comum revisar as produções depois de um tempo.
Saiba como ter destaque no seu blog
Mesmo que a empresa já conte com um blog, isso ainda não é o suficiente, até porque usar o recurso não significa que o comércio terá bons resultados. Sendo assim, é preciso encontrar maneiras para que as produções tenham resultados.
Nesse sentido, é preciso que a página se destaque das outras, principalmente, porque há muita concorrência no ambiente virtual.
Por isso, uma agência de eventos stands, por exemplo, deve fazer produções que atraiam visitantes. Logo, veja sugestões para inovar no blog:
Tenha um planejamento
Não dá para criar um blog, fazer uma ou duas publicações e depois postar quando bem entender, é preciso que haja, como em toda a estratégia, um planejamento que ajude na organização.
Por isso, o ideal é buscar os termos que são mais pesquisados por internautas e produzir textos sobre eles. Assim, existe a possibilidade de aumentar a chance de que os visitantes leiam o conteúdo.
Sem o planejamento, há a possibilidade de que as produções não atinjam ninguém, ou seja, o tempo e o dinheiro investidos serão mal gastos. Por isso, pesquise sobre os temas que serão feitas as produções.
Além disso, também defina o formato, artigo, infográfico, dentre tantos outros, escolhendo qual será usado para cada tema. Anote tudo em um planejamento que pode ser mensal ou semanal, e se organize com as demandas.
Ter esse calendário de postagem ajuda uma loja de corte e poda de árvores, por exemplo, a saber o que fazer, além de ter produções que são assertivas e de interesse do seu público, já que antes foi feita uma pesquisa prévia.
Inove nos títulos
Estes são os encarregados de atrair os internautas para a página, por isso é preciso que eles despertem curiosidade e chamem a atenção de quem lê. Além disso, quem vê o seu título precisa sentir vontade de clicar na URL.
Além disso, como o blog é construído com uma linguagem adequada para o seu público, os títulos podem ser mais descontraídos e não tão formais. Porém, atente-se para usar as palavras-chave neles, principalmente para melhorar o SEO.
Use SEO
Não dá para fazer produções para o ambiente online e não pensar em usar a tática que estabelece que as produções sejam construídas para serem melhor posicionadas nos buscadores.
Com essa técnica existe a possibilidade de entender alguns fatores que ajudam o algoritmo a compreender que o conteúdo é de qualidade e colocá-lo em um bom ranqueamento.
Por isso, a técnica ajuda na atração dos internautas e deve ser usada por uma empresa de pintura predial, por exemplo, para ter mais visibilidade e elaborar produções que tenham qualidade e sejam valorizadas pelo algoritmo.
Observe os adversários
No mundo atual, não importa qual o ramo de atuação de um negócio, em todas as áreas há adversários. Por isso, não dá para deixar de acompanhá-los e observar como eles estão trabalhando, isso pode te ajudar a ter novas ideias para a sua produção.
Sabendo o que eles estão fazendo, dá para pensar em formas de se diferenciar e conseguir mais destaque, bem como não fazer coisas iguais. Por isso, o dono de uma loja de serviços de avaliação imobiliária, por exemplo, deve prestar atenção neste ponto.
Atualize os conteúdos
Uma vez publicado o conteúdo, ele fica permanentemente na página. Então, mesmo que isso tenha sido feito há muito tempo, ele ainda pode ser considerado relevante pelo público. No entanto, com o passar do tempo é preciso que ele passe por atualizações.
Às vezes, isso pode ser a mudança de uma palavra-chave, alteração na linguagem, dentre outras coisas. Por isso, essas produções não estão perdidas, basta que sejam analisadas as métricas, para que elas passem por adaptações e possam voltar a ter bom desempenho.
É isso que um estabelecimento que trabalha com essa página mais antiga deve fazer com os seus conteúdos. Como no caso de uma empresa de manutenção de portão automático, por exemplo.
Use as redes sociais
Não existe lugar melhor para que os posts do blog sejam compartilhados, por isso, junto com a página use as redes sociais. Elas ajudam na divulgação e permitem que mais pessoas vejam, além de ajudar o conteúdo a viralizar.
Isso porque a maior parte da população está presente nesses meios, por isso, não dá para pensar em usar a página sem ter canais de divulgação, como as redes, para ajudar no desempenho das produções.
Como ter ideias para inovar nos conteúdos
A maior dificuldade de quem trabalha com produções é encontrar maneiras de se diferenciar e inovar nas produções, principalmente, com tanto conteúdo disponível na rede.
Por isso, algumas sugestões para ter conteúdos diferentes são procurar inspirações em sites do exterior. Às vezes, existem coisas sendo produzidas lá fora que ainda não chegaram aqui, por isso, olhar esses blogs pode servir como inspiração.
Além disso, nem sempre é preciso que seja tão difícil encontrar ideias, você pode usar as redes sociais para que o público diga o que ele quer ler, nada melhor do que ouvir quem realmente se interessa pelas produções.
Os comentários e as interações dessas redes ajudam nisso, por isso empresas de manutenção industrial, por exemplo, podem ter diversas insights de produções apenas escutando os seus seguidores e pessoas que gostam das suas produções.
Por fim, converse com funcionários e pessoas da área, elas podem ter boas ideias e apenas não terem oportunidades de falar, por estarem em contato com o público e por dentro do ramo de atuação, eles podem dar boas sugestões.
Conclusão
Um blog ajuda um negócio a ter mais visibilidade e melhorar o posicionamento na web, por isso, para quem atua no ambiente online é essencial adotar o uso da ferramenta.
Ademais, com boas produções o comércio pode ter boas consequências, ficando sempre na frente da concorrência, bem como ganhando credibilidade entre a lista de consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.