Uma estratégia de marketing não alcança bons resultados sozinha, além disso, o processo da campanha não acaba após ser colocado em prática.
É preciso monitorar e identificar se aquela estratégia funcionou ou não para atuar em pontos de melhoria caso necessário.
Reconhecer os aspectos da campanha que deram certo ou não, bem como a aceitação do público e sua eficiência permite atuar com precisão para alcançar objetivos, por exemplo:
- Corrigir erros da estratégia;
- Aumentar a lucratividade do negócio;
- Conseguir novos clientes;
- Aumentar as vendas;
- Melhorar os resultados.
As empresas de todos os segmentos precisam acompanhar o desenvolvimento de suas campanhas para avaliar se estão funcionando ou não. Só assim é possível saber o que corrigir, inclusive uma loja de motosserra, de acordo com seu planejamento e metas.
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Lembrando que, só é possível melhorar o que for identificado e medido. Os parâmetros usados para identificar o funcionamento de uma estratégia de marketing são as métricas.
O que são métricas?
As métricas são valores usados para medir o desempenho de uma campanha de marketing. Esse conceito se refere a informações estatísticas e se trata de um resultado obtido a partir de dados específicos.
É assim que uma equipe especialista consegue otimizar os processos. Ou seja, localizar problemas ou aspectos passíveis de melhoria permite alcançar maior produtividade gastando menos.
Na prática, as métricas são termômetros usados para medir como aquela estratégia está funcionando para a empresa. Esse método de análise dos resultados pode ser aplicado em diversas instituições, incluindo as empresas de frete internacional, por exemplo.
Quais as principais métricas do marketing digital?
Para realizar uma boa avaliação do desempenho do marketing feito pela empresa é preciso saber quais aspectos devem ser observados. Só assim é possível garantir uma avaliação eficiente.
Afinal, quais são as principais métricas para o marketing digital?
ROI
ROI significa Retorno Sobre Investimento e é uma das métricas mais importantes. O retorno gerado por uma ação de marketing, ou por toda a sua campanha, mostra o quanto aquele recurso foi bem aplicado ou não.
Um índice de ROI positivo, juntamente com a capacidade da empresa aumentar a produção, sugere que é adequado ampliar o investimento no setor de marketing daquela instituição. Entretanto, um resultado de ROI negativo mostra que o ideal é interromper essa campanha.
O valor investido por uma empresa de gerenciamento de resíduos deve ser menor do que o retorno que a instituição obteve. Essa relação garante um bom custo-benefício.
CAC
O CAC é o Custo de Aquisição por Cliente. Ou seja, é o valor que a empresa gasta para conquistar cada novo consumidor. Essa informação é importante porque interfere diretamente no planejamento da campanha e na organização financeira.
Essa métrica considera todos os custos envolvidos no processo da campanha: gastos com mídias, vendas, pagamentos de funcionários e equipamentos, por exemplo.
É preciso calcular todas as despesas em um determinado período e comparar com a quantidade de novos clientes que a empresa conquistou no mesmo intervalo de tempo.
Se um buffet para debutantes trabalhar em uma campanha por um mês, precisa calcular quanto gastou com todos os elementos dessa ação nesse tempo e fazer uma comparação com os contratos fechados no período.
Ticket médio
O ticket médio é uma métrica que indica o valor médio que cada um dos clientes gastam consumindo os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
De acordo com a receita adquirida e a quantidade de pessoas que consomem os itens do local, é possível identificar esse valor.
Essa informação mostra a média de gasto mensal que cada cliente possui com os itens da marca e ajuda a equipe responsável a administrar os valores ideais.
Para uma distribuidora de lâmpadas led é mais vantajoso oferecer pacotes com diversas lâmpadas, diminuindo o valor unitário, do que vender apenas unidades avulsas. O item com valor mais alto será vantajoso para o cliente e para o estabelecimento, neste caso.
Valor do tempo de vida do cliente
Em relação a prestação de serviços é muito mais difícil medir a arrecadação do que quando o cliente adquire um produto. Então, se existir uma relação de contrato ou assinatura de serviço, o ideal é avaliar o período que fica em vigor esse acordo entre cliente e empresa.
Com base nesse tempo e a arrecadação da empresa nesse período, é possível identificar quanto cada consumidor gerou para a instituição ao longo do tempo de negócio.
Esse parâmetro é chamado de valor do tempo de vida do cliente e pode ser usado por uma administradora predial, por exemplo.
Taxa de cliques
A taxa de cliques informa se um anúncio está funcionando ou não. Uma campanha não será efetiva se não conseguir levar as pessoas até o site de destino. É muito importante identificar se os consumidores sentem interesse em clicar naquele anúncio.
Uma vantagem dessa métrica é a oportunidade de aprimorar uma campanha que já está rodando. Saber se aquela ação está atraindo ou não os clientes, permite modificá-la e direcioná-la de forma adequada ainda durante sua interação com o público.
Se uma distribuidora de EPI possui um anúncio ativo que não está recebendo muitos cliques, é possível analisar essa informação e modificar a atuação da campanha para melhorar seu resultado.
Taxa de conversão
A taxa de conversão indica quantas pessoas tiveram acesso a campanha de marketing e se tornaram clientes. Ou seja, as pessoas que a empresa conseguiu despertar interesse para seus produtos e serviços.
Esse parâmetro é muito significativo no momento de identificar a eficiência da campanha e saber se ela funcionou ou não.
Esse parâmetro se aplica observando quantas pessoas visualizaram o anúncio de empresas de informática em SP, acessaram e contrataram o serviço, por exemplo.
O que fazer com os resultados encontrados?
Em qualquer estratégia de marketing, medir os resultados de uma campanha é fundamental para saber como foi seu desempenho e seu funcionamento, principalmente, para identificar se deu certo ou não. Mas afinal, o que fazer com as informações encontradas?
É importante saber o que fazer com esses dados para alcançar rendimentos cada vez melhores.
Mensuração dos resultados
A análise das métricas possibilita mensurar resultados e identificar aspectos que podem ser melhorados para alcançar os objetivos definidos pela equipe. Só é possível corrigir erros e aprimorar aquilo que for visível.
Realização de testes
A partir dos resultados encontrados o time consegue realizar testes com os dados e chegar no melhor parâmetro possível para se trabalhar na campanha. Essas informações são importantes para aprimorar cada vez mais as técnicas e estratégias utilizadas.
Analisar os números
As métricas são fundamentais para obter dados numéricos que podem ser analisados juntamente com os gestores do negócio. Se a equipe trabalhar junto com as pessoas responsáveis pelo projeto, a campanha será muito mais eficaz.
Seleção das métricas a serem utilizadas
Visualizar os dados e as informações da campanha oferece a chance de identificar as métricas mais importantes. Assim, é possível selecionar quais devem ser consideradas na hora de direcionar as ações e decisões que vão pautar as melhorias do projeto.
Investir em um planejamento
As informações referentes aos resultados de uma campanha, incluindo dados numéricos, são fundamentais para elaborar um planejamento. Esse tipo de organização ajuda a desenvolver ações para aumentar as métricas e ter mais retorno.
Definir as metas
Informações como: a interação dos usuários com os anúncios da empresa, valores numéricos que mostram o interesse dos clientes na campanha e quantificam o gasto do consumidor com a marca, além do retorno do investimento, ajudam a definir metas reais.
Ou seja, estabelecer objetivos que a empresa realmente consegue alcançar. Dessa forma, não há desperdício de recursos financeiros ou materiais.
Considerações finais
Medir o funcionamento de uma estratégia de marketing e quantificar numericamente seus resultados mostra se as técnicas utilizadas estão dando certo ou não. Mais do que isso, permite identificar pontualmente quais aspectos precisam melhorar.
Só é possível aprimorar o que é possível identificar. Uma campanha de marketing não funciona sozinha depois de colocada em prática, depende da interação com os clientes, além de como essa interação vai acontecer.
Para avaliar esse resultado existem as métricas. Esse é um conceito estatístico que se refere a valores específicos usados na área do marketing digital para calcular o desempenho de uma ou mais ações.
Com essas informações é possível direcionar a decisões necessárias e adequadas que vão deixar a estratégia mais eficiente. Então, a análise das métricas ajuda a corrigir erros, aprimorar técnicas, conquistar os clientes e vender mais.
Por esse motivo, é muito importante conhecer as principais métricas e como usá-las em favor das melhorias da campanha e da sua estratégia de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.