O que é WhatsApp Business e por que se tornou importante?

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O WhatsApp Business é o aplicativo que todos conhecem e adoram, em uma versão com recursos exclusivos para empresas, sobretudo as de pequeno porte. O crescimento do uso dessa ferramenta em 2020 é impressionante, e os motivos são vários.

Surpreendida pelas altas taxas de contágio do novo coronavírus, boa parte da população mundial se encontrou, do dia para a noite, isolada em casa.

Em meio a pandemia, a solução encontrada para se preservar uma rotina saudável veio pela utilização massiva da Internet. O mesmo aconteceu com os negócios, que migraram seus investimentos para softwares como o WhatsApp CRM.

Sem a possibilidade de interagir com outras pessoas ou fazer compras em shoppings, o app, de propriedade do Facebook, se converteu na escolha favorita para executar essas tarefas.

Isso aponta para os novos hábitos dos consumidores no século XXI. Boa parte deles, em especial os mais jovens, preferem mandar mensagens para um empreendimento do que efetuar uma ligação para o call center. Quem já viveu essa experiência sabe quanto o atendimento pode ser demorado.

No Brasil, apesar de a oferta de aplicativos ser enorme, o WhatsApp é líder absoluto. Cerca de 99% dos smartphones nacionais tem o app instalado. Além das motivações apontadas acima, o baixo custo e a facilidade no manuseio também se apresentam como grandes atrativos.

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O QUE É WHATSAPP BUSINESS?

O WhatsApp Business surgiu em 2018 com o intuito de oferecer um aplicativo com uma aparência mais profissional para negócios de menor tamanho, como lojas, restaurantes ou até mesmo auxiliar profissionais autônomos. Entre os benefícios para os empreendedores, destacam-se as funções de resposta automática, estatísticas sobre mensagens lidas e respondidas, e as listas de transmissão.

POR QUE O WHATSAPP BUSINESS É TÃO IMPORTANTE?

O WhatsApp Business ganhou relevância porque todo mundo usa. Essa afirmação passa longe de ser um exagero. Segundo a CNN, no início de 2020 o aplicativo atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Somente nos últimos 2 anos, o WhatsApp passou a fazer parte do cotidiano de mais de 500 milhões de pessoas.

Com tantos usuários prontos para usar o app, logo vieram também as múltiplas oportunidades de negócios.

A mais recente é a implementação do WhatsApp Pay, um serviço que permitirá a realização de pagamentos por meio do aplicativo. O recurso, ainda em fase de aprovação, deve ser autorizado pelo Banco Central ainda neste semestre.

RAZÕES PARA UTILIZAR O WHATSAPP BUSINESS

O WhatsApp Business proporciona inúmeras possibilidades para todos os tipos de negócios atraírem e cativarem os clientes. Abaixo, estão em destaque algumas das principais razões para usá-lo hoje mesmo.

1 – O WhatsApp Business é sinônimo de segurança

Quem é usuário do WhatsApp sabe que, ao enviar uma mensagem pela primeira vez para um contato, aplicativo retorna um alerta automático. Ele informa que toda a conversa será criptografada. Isso quer dizer que todos os textos, documentos, fotos e áudios serão apenas vistos por quem participa da conversa.

O próprio WhatsApp e os provedores de Internet são incapazes de acessar esses dados. Com isso, os clientes ficam mais seguros em realizar transições e compartilhar informações pessoais.

2- Os clientes amam o WhatsApp

Há tantas causas para os clientes adorarem o WhatsApp que é possível escrever um artigo inteiro apenas sobre esse assunto. O aplicativo é gratuito e consome apenas uma pequena parcela do pacote de dados. Especialistas sugerem que essa pode ser uma das justificativas para o app ser tão popular em regiões mais carentes e com serviços de banda larga precários, como África, Ásia e América Latina.

A receita, por mais que seja antiga, continua a valer: uma empresa deve estar onde o consumidor estiver.

3 – É fácil de usar

Seja vinda do cliente, seja vinda do proprietário de um pequeno comércio. A opinião geral é unânime: o WhatsApp é bem simples de usar. A interface do aplicativo permite que crianças, jovens e adultos se comuniquem de maneira fácil e sem precisar de nenhum conhecimento a mais sobre tecnologia. O app é bem intuitivo e dispensa qualquer tipo de manual de instruções.

Para saber se a pessoa leu a mensagem ou não, basta olhar a marca de verificação. Se está cinza, mensagem recebida com sucesso. Além disso, se depois ficar em azul, indica que a pessoa também leu a mensagem.

 

COMO USAR O WHATSAPP BUSINESS?

O WhatsApp Business pode servir pequenas e médias empresas de incontáveis formas. O indispensável mesmo é decidir as estratégias que possam atender as necessidades de cada cliente. A despeito do caminho escolhido, utilizar o WhatsApp significa estar sempre disponível para os consumidores.

É imprescindível responder às mensagens o mais rápido possível. Caso a equipe esteja indisponível, o conveniente é criar um chatbot, que nada mais é do que um assistente virtual. Assim, mesmo que a demanda do cliente apareça fora do horário comercial, ele será atendido.

Você pode facilmente criar um chatbot em um serviço especializado como SendPulse – a plataforma permite que você configure um chatbot WhatsApp em um construtor visual intuitivo sem contratar um programador.

Se o empresário tem outros recursos disponíveis, vale a pena investir em um software de CRM. Dessa forma, toda equipe consegue ajudar vários clientes ao mesmo tempo, e com o uso de apenas um sistema. Sem contar que com ele também é possível responder às mensagens vindas de outros aplicativos, como Facebook e Instagram.

O WhatsApp também deve ser usado para compartilhar conteúdo relevante com os clientes. O aplicativo dispõe de muitas competências, além do envio de mensagens. Fotos, vídeos, documentos e stickers são dispositivos interessantes para melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Entretanto, é crucial lembrar que o WhatsApp Business deve ser usado com responsabilidade, sem encaminhar spams.

Uma dica importante é iniciar conversas apenas com pessoas que já fizeram contato ou tem uma relação de longo prazo com a empresa. Em outras ocasiões, quando o consumidor desconhece o negócio, o melhor a fazer é acionar esse prospect por e-mail marketing ou redes sociais.

Por último, e também muito significativo, é interessante prestar atenção ao tom das conversas. O WhatsApp é um ambiente divertido, em que bilhões de pessoas passam o dia a conversar com amigos e familiares. Na versão Business, o ideal é manter esse comportamento. Tratar o cliente com educação, sem muitas formalidades, é o primeiro passo de um planejamento que pode gerar muitos lucros.

Pedro Capistrano Ribeiro- Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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