A produção de conteúdo é uma estratégia que não pode faltar para empresas que desejam conquistar e fidelizar clientes. Seja através de blogposts ou redes sociais, a informação se tornou um valor determinante para o processo de compra. Entenda seu papel nisso!
Atualmente tudo resume-se a informações, pois o acesso a internet e mecanismos de busca trouxe o que parece ser uma gama infinita de respostas para tantas perguntas que fazemos quando desejamos consumir algum produto ou serviço.
Quando notamos o impacto desse momento de busca por informações no processo de compra, entende-se que ninguém poderia falar melhor sobre os produtos e serviços comercializados do que aquele que o produz e vende.
Apesar de parecer uma coisa que todo mundo sabe, na verdade muitos profissionais ficam um pouco perdidos quando pensam no que podem escrever e direcionar para conquistar determinada fatia do mercado.
Esse conteúdo vai te ajudar a definir o que é importante na sua estratégia de produção de conteúdo e a partir disso se tornar valorizado em sua área de atuação.
O que é indispensável saber
Antes de começar a produzir conteúdo e pensar em assuntos, você precisa ter uma estratégia bem definida, entenda quais os principais fatores para sua estratégia.
Objetivos
O que você espera que seus conteúdos tragam para sua empresa? Conversões de vendas? Valor percebido? Mais acessos ao seu site e mais likes nas plataformas?
Faça essa definição de acordo com os resultados da sua empresa. Se seu faturamento está bom mas você vê que não tem tantos contatos quanto gostaria, poderá produzir conteúdos chamativos, disponibilizar materiais que necessitem ser enviados por e-mail e assim fazer com que o usuário disponibilize dados de contato.
Você pode ter mais de um objetivo com sua produção de conteúdo, mas nunca produzir um conteúdo impensado, pois imagine captar a atenção de um público que não te interessa? Ninguém quer perder tempo produzindo ou lendo algo que não traz resultados!
Persona
Agora que você sabe seus objetivos produzindo conteúdos, já pode definir seu cliente ideal, ou melhor, sua persona. Essa definição vai fazer toda diferença porque vai ajudar a pensar em pautas e até mesmo uma linguagem que te aproxime desse cliente.
E o que levar em consideração quando estiver definindo a persona? Como você busca uma definição mais próxima possível, itens como localização ou idade não bastam, mas profissão, hábitos, até mesmo características físicas e de personalidade podem ajudar.
Você pode obter essas informações através de pesquisas por formulários ou por histórico de atendimento. Por exemplo, se uma clínica odontológica deseja ter mais pacientes para tratamento de canal, pode observar quais foram as condições em comum desses pacientes, se foram mais crianças ou mais adultos, os hábitos e assim chegar em características comuns.
Formatos e Canais
Com os objetivos e a persona definidos, você pode escolher por quais formatos e canais pode disponibilizar os conteúdos.
Vídeos e imagens com edições bem feitas são excelentes para captar atenção e para aproximar. Para profissionais como dentistas que trabalham com a imagem e estética, trazer imagens sobre resultados de tratamento de clareamento dental pode despertar ainda mais a curiosidade do usuário.
Há também o público que procure por conteúdos através de podcast, por exemplo, que são conteúdos em áudio que podem ser consumidos em momentos de descanso ou em tarefas que exijam pouco raciocínio.
Através das redes sociais você pode disponibilizar conteúdos mais curtos ou chamativos pois a ideia aqui é despertar um interesse e uma curiosidade. Para podcasts pode desenvolver conteúdos que sejam como conversas entre profissionais de áreas em comum ou complementar.
E, principalmente, tenha um blog bem estruturado, com categorização de assuntos e aproveite esse espaço para se estender, com conteúdos mais longos e até mesmo complementando com vídeos, imagens e infográficos.
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Planejamento de Publicação e Divulgação
Um erro recorrente para estratégias de conteúdo sem sucesso é a de não possuir um calendário de publicações definido, pois muitos blogs e redes sociais aparecem a cada dois, três meses e isso prejudica muito o engajamento!
Não descuide em disponibilizar conteúdos, quando iniciar sua estratégia tenha em mente que o mínimo é aparecer duas vezes por semana com conteúdos novos tanto em redes sociais quanto em seu blog.
E para ajudar ainda mais no engajamento, divulgue seus conteúdos através de canais como e-mail marketing, lista de transmissão do WhatsApp, e até mesmo nas redes sociais em que está inserido com chamadas para o blog.
Sobre o que você pode escrever e produzir
Conteúdo perene
Os conteúdos perene são conteúdos que permanecem úteis e educativos, normalmente são sobre produtos, serviços, estratégias ou soluções que sempre são utilizadas independente do tempo e da sazonalidade.
Normalmente respondem perguntas que sempre são feitas, então por exemplo, se um dentista deseja produzir conteúdos perene, ele pode escrever conteúdos sobre extração de dente ou restauração de dente quanto custa, pois é um assunto que sempre interessa ao seu público.
Conteúdo tendência
Esses conteúdos envolvem noticiar ou relatar um fato que provoca engajamento, pois após o acontecimento do fato, o volume de busca é maior porque o público procura saber melhor a respeito.
No entanto, é sempre bom possuir uma equivalência de conteúdos, pois por mais que isso gere engajamento, é sempre bom contar com conteúdos perene para que esse usuário siga visitando seu blog.
Comece sua produção!
Esse artigo trouxe os principais pontos para se considerar ao iniciar uma estratégia de produção de conteúdo, então seguir esses passos garantem excelentes resultados para sua estratégia.
Recomendamos também seguir estudando e pesquisando sobre Marketing Digital e Otimização através de SEO, a fim de garantir excelentes resultados e crescimento constante em sua estratégia de produção de conteúdo.
Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal