Os 5 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção e pessoas. Aplicar cada um deles do jeito certo na sua empresa vai ajudar você a atrair e a fidelizar clientes, tornando a sua empresa uma referência no mercado.
O sonho de quem atua na área de marketing é conseguir trazer resultados significativos para a empresa e ter uma estratégia que possa apontar a direção certa.
Se você se identificou com essa afirmação eu tenho uma boa notícia: essa estratégia existe e não se trata de nenhum milagre.
Ela diz respeito a esforços bem direcionados que podem aumentar as vendas e tornar a sua empresa uma referência no mercado.
Tudo o que você precisa fazer é focar nos 5 Ps do marketing.
Mas, o que são os 5 Ps do marketing e como você pode colocar essas estratégias no seu negócio?
Leia o nosso post, descubra a resposta, coloque em prática e tenha bons resultados!
O que são os 5 Ps do marketing
Os 5 Ps do marketing são: Produto, Preço, Promoção (no sentido de promover algo), Praça (colocação no mercado) e Pessoas.
Mas o que cada um desses nomes significa no dia a dia do seu negócio? É isso que mostraremos a seguir!
Produto
Independentemente de qual seja o ramo de atuação, uma empresa precisa oferecer algo aos seus clientes. Caso contrário, não existem vendas, não existem clientes e não existe uma empresa.
Nesse P é incluído tanto a prestação de serviços do seu negócio quanto a venda de um produto em específico.
É por meio do Produto que todo o seu time consegue entender e definir para quem eles vão vender.
Para ser bem-sucedido, você deve ter pronto algumas explicações sobre aquilo que você vende. Algumas perguntas que você e toda a sua equipe precisam ter as respostas são:
- Qual desejo ou necessidade do meu cliente o meu produto atende?
- Como o consumidor vai usar o meu produto?
- Onde o cliente vai usar o produto que eu vendi?
- Qual é o modo de atuação do meu produto para satisfazer meu cliente?
- Qual é o aspecto físico do produto?
- É possível personalizá-lo para o cliente ou dar a opção de escolha de cores, tamanhos e estilos?
- Qual é o diferencial do meu produto para o dos meus concorrentes?
Depois disso, comece a entender como funciona o ciclo de vida daquilo que você vende.
Para entender um pouco melhor do que se trata, esse ciclo é comparado a uma árvore na natureza. Ela é plantada, germinada, passa a ter folhas, galhos e raízes fortes, e, depois, começa a encolher e morre.
O seu produto funciona da mesma maneira, ele tem a fase de:
- introdução, ou seja, um começo (equivalente ao plantio da árvore);
- crescimento (quando a árvore começa a germinar);
- maturidade (diz respeito a quando a árvore está no seu auge, com folhas, galhos e raízes fortes);
- declínio (quando a árvore começa a se encolher e morre).
Tudo o que você faz tem um ciclo de vida. A partir do momento que você entender qual é a etapa dos seus produtos, é mais fácil definir as estratégias certas e alavancar as suas vendas.
Preço
Tudo custa dinheiro e para sobreviver no mercado você precisa cobrar um preço justo pelo seu produto. O P de Preço diz respeito ao valor que você cobrará em troca do seu produto.
É importante que você analise com cuidado como vai fazer essa definição de valores. Afinal, você precisa:
- pagar os seus colaboradores;
- fazer investimentos;
- pagar os seus fornecedores;
- manter em dia as contas da empresa como a de água e energia;
- tirar o seu lucro.
Isso tudo sem tornar o seu produto caro demais para o seu cliente. Como é possível conseguir isso? Você precisa responder algumas perguntas:
- Quanto vale, no sentido agregar valor, o seu produto para o consumidor?
- Quais são os seus gastos em cada cada área de distribuição?
- Como o seu cliente se comporta diante do preço?
- Quanto o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto?
- Você tem a necessidade de criar “pacotes promocionais” para diferentes públicos (exemplo: pessoas jurídicas ou clientes fiéis)?
- Quanto os seus concorrentes cobram pelo produto?
Ainda sobre o preço: os clientes estão dispostos a pagar mais por marcas que são valiosas para ele. Assim, o seu preço não diz respeito apenas a quanto você lucra, mas também a como as pessoas veem a sua marca.
Praça
Quando falamos em praça, estamos nos referindo a como o seu cliente chega até os seus produtos, qual é o seu canal de vendas. Esse P diz respeito ao seu lugar, ou seja, a sua colocação no mercado.
Mas, como definir onde, como e quando vender os produtos da sua empresa? Essa é uma resposta que apenas você e sua equipe poderão descobrir.
Para isso, confira algumas perguntas que vocês precisarão responder:
- Onde o seu público procura os seus serviços: na internet ou em alguma loja física?
- Caso seja em uma loja física: quais são os melhores pontos de vendas para o seu público?
- Em ambientes digitais: qual é o melhor método de vendas (exemplo: lojas virtuais, catálogos ou pelas redes sociais)?
- Como distribuir os seus produtos? Quais são os melhores canais para isso?
Responder essas perguntas vai ajudar você a entender onde a sua empresa deve ter uma presença marcante.
Isso é importante para que você evite o desperdício dos seus recursos, como o de montar uma loja virtual e não fazer vendas por meio dela. Por isso, esteja presente onde o seu público está.
Promoção
O P de promoção tem o sentido de promover as vendas. Isso é diferente de fazer liquidações nas suas lojas. O objetivo desse P é tornar a sua marca e os seus produtos conhecidos para quem realmente tem interesse.
Essa promoção diz respeito às estratégias de marketing que você vai adotar na empresa. Afinal, apenas estar presente onde o seu público está não é garantia de sucesso no mercado.
Assim, é preciso promover a sua empresa. Para começar a fazer isso, responda às seguintes perguntas:
- Qual é o melhor momento para transmitir as suas mensagens de marketing?
- Onde é melhor fazer isso (na televisão, rádio, internet, revistas impressas etc)?
- As suas vendas aumentam de acordo com a época do ano (exemplo de alguns produtos sazonais: árvores de natal, ovos de chocolate, panetones e limpeza de ar condicionado)?
- Caso a resposta anterior seja afirmativa: como montar um calendário que aproveite bem todas as chances de aumentar as vendas e promover a sua marca?
- Quais são as estratégias dos seus concorrentes e como isso influencia as ações que você deve tomar?
A melhor parte de ter a resposta para essas perguntas é que você e sua equipe conseguirão direcionar os seus esforços de modo assertivo. Assim, você poderá impactar a decisão de compra do seu consumidor.
Pessoas
Todos os 4Ps anteriores têm um objetivo em comum: atingir as pessoas para que elas comprem o seu produto.
Por isso, além de entender e colocar em prática os pontos que já vimos, você precisa estudar qual é o comportamento da pessoa que você precisa atingir na sua estratégia.
Para ser eficiente nisso você deve criar a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal. Conhecer quais são os interesses dela, tanto na vida profissional como na pessoal, vai ajudar você a entender seu comportamento.
Só assim você conseguirá se colocar no lugar dos seus clientes e vender mais do que um produto, mas uma experiência completa para os clientes.
Na hora de pensar em montar a sua equipe é preciso:
- selecionar pessoas que tem disposição de atender bem os clientes;
- treinar os seus colaboradores;
- investir em capacitação;
- motivar os seus colaboradores;
- direcionar os esforços da sua equipe em atender bem os clientes.
Por que os 5 Ps são importantes para sua estratégia digital
Esses 5 Ps servem para dar a direção certa no seu negócio e ajudam você a desenvolver a melhor estratégia de Marketing Digital na sua empresa. Prestar a atenção a cada um dos Ps vai ajudar você a atrair e a fidelizar os seus clientes.
Isso é importante pois, como você já deve saber, clientes fiéis são muito mais baratos para a sua empresa do que os clientes novos. Só essa mudança já afetará a sua empresa de modo positivo.
Em outras palavras: esses pilares vão mostrar como você pode tornar a sua empresa mais lucrativa e qual é o valor que os produtos vão agregar na vida dos consumidores.
Pensando nisso, você conseguirá elaborar um plano de negócios que realmente esteja de acordo com aquilo que a sua empresa valoriza e com o que faz você se tornar um diferencial para os seus clientes.
Por isso, os 5 Ps vão:
- impactar o seu plano de negócio;
- afetar as ações da sua empresa, tanto agora como no futuro;
- fazer parte dos padrões estabelecidos para a sua marca, elevando cada vez mais a qualidade dos seus produtos;
- mudar o seu posicionamento no mercado, tornando a sua marca uma referência;
- aumentar as suas perspectivas de negócio.
Como você viu, atingir as pessoas do modo correto é o que pode alavancar as vendas e mudar o posicionamento da sua empresa no mercado. Para isso, coloque em prática aquilo que ensinamos a respeito dos 5 Ps.
Fonte Original do Artigo: Rock Content
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