4 P’s do marketing: quais são e qual sua importância

4 P's do marketing

Os 4 P’s do marketing são uma ferramenta muito importante para entender como fazer publicidade para sua empresa de estrutura metalica predio, e é preciso compreender seus detalhes para conseguir uma estratégia mais efetiva para vender melhor.

Embora o marketing esteja em constante evolução, principalmente por conta do método de consumo que a maioria das pessoas adotou depois da popularização do mercado online, alguns conceitos permanecem, principalmente aqueles atemporais.

É o caso dos 4 P’s do marketing, que representam quatro palavras extremamente importantes para o marketing como um todo:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Estes elementos são considerados os pilares de qualquer planejamento de marketing, uma vez que lidam com todos os detalhes para uma marca conseguir apresentar um produto no mercado, como uma laje de protensão e comercializá-lo.

O conceito dos 4 P ‘s surgiu ainda na década de 60, e passou por diversas alterações para se adaptar ao mundo atual, mas a verdade é que sua essência permanece a mesma, e ela pode ser aplicada por empresas dos mais variados setores e portes.

Estas variáveis são a base para você conseguir apresentar um produto ou serviço que tem a oferecer, conseguindo identificar seus objetivos com esse determinado material e possibilitando um entendimento maior de suas necessidades.

Por isso, quando alguém fala sobre Mix de Marketing, os 4 P ‘s devem ser sempre levados em conta, uma vez que servirão de base para a formação desse composto em sua estratégia de divulgação.

O Mix do Marketing é o conjunto de estratégias diferentes que você utilizará para atrair um público melhor estruturado para sua campanha de cotação de serviços de limpeza, e normalmente ele é composto de diversas ações de marketing tanto tradicional quanto digital.

Os 4 P ‘s foram popularizados pelo guru do marketing Philip Kotler, quando foram apresentados como variáveis controláveis que a empresa pode lidar para ter uma estabilidade maior em suas atividades.

Normalmente, estes elementos são todos definidos internamente, de acordo com os objetivos que a empresa tem no momento, e toda a estrutura de interação do marketing é levada em conta com esse tipo de processo.

Além de serem variáveis que podem ser controladas pela empresa, elas dependem uma das outras. Isso significa que o planejamento deve levar em conta o conjunto de elementos para conseguir a ação desejada para a marca, garantindo mais relevância nesse tipo de tópico.

A criação em si dos 4 P ‘s do marketing veio de Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach. Entretanto, foi apenas no final da década que o conceito se popularizou, espalhando-se para várias empresas diferentes.

Os 4 P’s do marketing

Para conseguir identificar melhor todas as possibilidades acerca destas ferramentas de estratégia de marketing, é preciso entender e conhecer melhor cada uma delas, dando destaque para os elementos necessários no que cada uma precisa falar para otimizar sua empresa de imagens aéreas com drone.

Estes 4 elementos são fundamentais à sua própria maneira, e permitem que você entenda melhor como pensar suas estratégias no futuro, otimizando esse tipo de ação e garantindo novas ferramentas a longo prazo.

Preço

O primeiro P a ser considerado em sua estrutura de marketing é o preço. Isso porque muitas vezes as empresas não entendem a importância da precificação como ferramenta publicitária, mas na verdade é uma excelente maneira de construir sua imagem com mais qualidade.

Este é o único P que diretamente gera algum lucro financeiro para a empresa, o que o torna essencial na hora de estipular preços para um determinado produto ou serviço. Dentro da precificação, uma série de elementos são levados em conta.

Todos os custos de produção de um determinado produto, como uma régua de tomada com fusível, devem ser considerados quando você estiver pensando no valor que ele será vendido. Além disso, é preciso pensar em formas de pagamento, variações de região para região e a lucratividade da empresa.

Normalmente, empresas acabam incluindo junto do valor inicial de um produto ou serviço um valor adicional, para que possam oferecer promoções e descontos no futuro sem que isso interfira diretamente na lucratividade da empresa.

Quando você fala em preço com o consumidor, isso vai além do que ele está pagando por um determinado produto ou serviço. Você está vendendo uma experiência, e o valor reflete em benefícios que a negociação gera para este cliente.

Essa linha de pensamento é muito importante para a estrutura de marketing de sua empresa, uma vez que o cliente está sempre mais disposto a pagar por um produto no qual ele compreende a importância.

Uma empresa que oferece uma experiência diferenciada muitas vezes têm maiores chances de engajamento e vendas de seus produtos em um projeto de terraplenagem, ainda que o preço seja acima da média de mercado. Por isso é importante saber como e quando precificar seus itens.

Produto

O produto é o item que será precificado pela empresa. Embora ele leve esse nome, é possível englobar nesse P os serviços e outras atividades remuneradas que a empresa possa oferecer em suas negociações.

Dentro do conceito de produto, é importante avaliar uma série de detalhes para oferecer uma experiência positiva para o usuário. Em um primeiro ponto, a qualidade deve ser o foco de qualquer produção que sua empresa faça.

Ter uma qualidade satisfatória para um produto ou serviço é muito importante para você conquistar uma estrutura adequada para sua oferta. Além disso, ter variedade em suas opções também é muito interessante.

Você pode ter o produto em tamanhos diferentes, cores e outros elementos que aumentam as opções para o consumidor, permitindo que ele aproveite melhor esse tipo de ação.

Em alguns casos, é possível ainda criar uma linha de produto, pensando em melhorias para o futuro através do acompanhamento de obras.

Todos os elementos tangíveis e intangíveis relacionados a uma criação de sua empresa devem ser considerados nesse momento. Isso significa tanto as capacidades de solução do problema que um produto ou serviço possuem quanto questões como status e outros elementos sociais.

Existem alguns pontos na estruturação do produto que são muito subjetivos, e isso deve ser levado em conta quando você tenta entender o que está realmente oferecendo ao mercado com sua produção.

Este também é um bom momento para entender o tempo de vida de um determinado produto. Isso porque ele eventualmente se desgasta e deve ser substituído, muitas vezes gerando um descarte no ambiente.

Tanto ações de preparo para o consumidor trocá-lo quanto ações sustentáveis para lidar com o descarte devem ser focos de sua empresa, ajudando a entender ainda mais o produto que está sendo trabalhado em sua administradora de obras.

Praça

A praça é considerada o local de distribuição de seu produto. O nome vem do inglês place, que significa lugar, e de uma antiga utilização do termo praça como local onde se negociavam produtos e serviços.

Neste momento, você começa a avaliar todos os pontos de venda no qual seu produto pode estar, bem como os canais de distribuição que tornam esse processo possível. É importante ter em mente tanto canais digitais quanto tradicionais.

Todo o processo logístico pode ser incluído dentro deste P, levando em conta o momento em que a empresa começou suas atividades de produção até a chegada de um determinado produto nas mãos do consumidor final.

Existem vários caminhos que podem ocorrer durante esse processo, e a escolha de usar canais diferentes é da empresa, mas muitas companhias no mercado estão procurando uma facilitação através do diálogo omnichannel.

Neste modelo, a comunicação é compartilhada e integrada em todos os canais de venda, gerando uma experiência do consumidor muito mais satisfatória para fazer negociações com a empresa.

Promoção

Este é o P mais voltado às estratégias de marketing por si só. A promoção é a forma como a marca se apresenta para a sociedade, e quais estratégias podem ser usadas para estimular o interesse de seu público-alvo.

Muitas pessoas confundem este P com ofertas e descontos, mas na verdade a promoção de um produto refere-se a sua comunicação e o impacto que ele pode despertar de interesses, criando expectativas muito mais efetivas sobre alguns atributos importantes.

Quando você consegue uma interação de qualidade com seus compradores, é muito mais fácil oferecer uma determinada solução que possa gerar um impacto real no que você tem a oferecer como um todo.

Considerações finais

Os 4 P ‘s do marketing são uma importante referência para qualquer tipo de estratégia, uma vez que eles avaliam todo o centro de sua produção e como ela deve ser posicionada corretamente no mercado para otimizar seus ganhos.

Dessa maneira, empresas que utilizam esse tipo de estratégia para se conhecer melhor acabam ganhando um destaque muito mais relevante no segmento em que atuam, garantindo um status de liderança no mercado como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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