4 Erros Comuns ao Anunciar no Google (e que fazem você perder dinheiro)

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  1. Se eu ganhasse 1 real por cada vez que ouvi as seguintes frase, sobre anunciar no Google:

“Ah, já tentei, só rasguei dinheiro.”
“Não funciona pro meu negócio.”
“Investi mais de X reais e só veio cliente ruim.”

Etc, etc, etc.
Muitos empresários abandonam o barco por isso.

Porém, quando vamos analisar essa conta, vemos que existem diversos equívocos comuns a quem não é familiarizado com a ferramenta.

Hoje, o Google Ads é uma das principais ferramentas que utilizo para gerar leads (contatos potenciais) qualificados para meus clientes.
Através dela, diversas empresas, dos mais variados segmentos, estão abastecendo sua equipe comercial de pessoas interessadas nos seus produtos e serviços, e consequentemente, aumentando seu faturamento.

Mas sem mais delongas.
Vamos conhecer os 4 erros comuns ao anunciar no google ads:

1° Erro Comum ao anunciar no Google Ads: Começar a campanha somente com keywords amplas

Quando você vai escolher suas palavras-chave que acionarão seus anúncios no Google, é muito comum, devido a falta de experiência, colocarmos palavras-chave simples.

Imaginemos que José tem uma loja de sapatos masculinos.
Ele quer começar a anunciar no Google Ads.

Ele então cria a conta, segue o passo a passo de configuração, começa a criar seus anúncios, e então chega na parte de escolher as keywords.
E aí, obviamente, ele põe:

  • sapatos
  • sapatos masculinos

Porém, depois de alguns dias, ele entra na sua conta e descobre que gastou quase todo o orçamento pretendido para o mês! :O

E agora? O que deu errado?

Ele não usou as correspondências de palavras-chave

E o que é isso, Matheus?

Basicamente, existem formas de você editar suas palavras-chave que dizem ao Google quando acionar os anúncios.
Os tipos de correspondência te permitem um maior controle sobre quais pesquisas no Google irão acionar seu anúncio.

Quando você coloca sapatos masculinos, você está dizendo ao Google que qualquer busca apareça uma dessas palavras irá acionar seu anúncio.

Se o usuário pesquisar no google algo como cola para sapato, ou até mesmo terno masculino, o Google vai mostrar seu anúncio.
E se a pessoa que pesquisou clicar lá, você perdeu um clique com alguém que NÃO É SEU CLIENTE POTENCIAL.

Para que você não faça igual ao José, existem as correspondências que garantem um maior retorno. Vamos conhecê-las

Correspondência de Frase

Quando você coloca sua palavra frase entre aspas, como “sapatos masculinos”, seu anúncio irá aparecer quando algum termo de pesquisa ou frase que o usuário digitou apareçam variações dessa frase.

Porém, caso tenha uma palavra-chave adicional no meio, como “sapatos numero 44 masculino”, seu anúncio não aparecerá.
Ele poderá aparecer se o usuário digitar “melhor loja de sapatos masculinos”, ou “sapatos masculinos onde comprar”, etc.

Correspondência Exata

Como o próprio nome já diz, seu anúncio só aparecerá quando o usuário digitar EXATAMENTE aquela chave.
A correspondência exata é identificada por colchetes. Ficaria algo assim:

[sapatos masculinos], [sapatos de homem], [sapatos para homens].

Ué? Mas por que vai acionar o anúncio se na minha palavra-chave não tem sapato de homem?
Porque o algoritmo do Google Ads evoluiu, e os anúncios podem ser exibidos pelo termo exato ou por variações aproximadas, sinônimos, etc.

Correspondência Ampla Modificada

Normalmente, sempre começo minhas campanhas com essa correspondência.
Ela ajuda a gerar bastante termos de pesquisa posteriormente, quando vou fazer a higienização da campanha.

Essa correspondência é identificada pelo +.
Ficaria assim:

+sapatos masculinos
+loja +sapatos +masculinos
+onde comprar +sapatos masculinos

Posteriormente, quando você checar seus termos de pesquisa gerados, verá que alguns farão bastante sentido, e aí entra a etapa de otimização de campanha, onde você adiciona alguns termos bons que os usuários pesquisaram como correspondência exata.
Os termos que não fizerem sentido você negativa.

Resumindo:

  • Comece suas campanhas com palavras-chave ampla modificadas;
  • Não use a correspondência ampla, pois poderá perder muito dinheiro;
  • Já coloque as que tem intenção de compra como palavra-chave exata, entre colchetes.

2° Erro Comum ao anunciar no Google Ads: Ter um site péssimo como página de destino

Esse é um erro clássico dos pequenos empresários que começam a anunciar no Google por conta própria.
Pensa comigo:

Imagina que você é o usuário, que está procurando sapatos masculinos. Você precisa comprar um logo, pois terá um casamento daqui a duas semanas, e acabou de descobrir que seu sapato tem um furo, além de estar bem degradado.

Você está muito sem tempo de ir em uma loja física, então precisa comprar pela internet mesmo, e não tem muito tempo para ficar escolhendo.

E aí você digita no Google: Loja de sapatos masculinos

O que aparece? O anúncio do José.

Você clica no anúncio, e acontece o seguinte:

  • Site demora 8 segundos para carregar;
  • Você cai direto na home do site, onde tem camisetas, camisas, calças, cintos, etc;
  • Tentando dar um chance, você finalmente acha o setor de sapatos masculinos, depois de fechar 1932149283 pop-ups de promoção;
  • E aí você acha um modelo, coloca no carrinho, espera mais 392183219741 minutos para a página atualizar;
  • Sem poder esperar, você desiste;
  • Pesquisa novamente e clica no anúncio do concorrente.

Essa situação é familiar?
Praticamente TODO mundo que navega na internet já passou por isso.

Quem perdeu dinheiro? O José!
Perdeu o custo por clique e a possibilidade de vender um sapato para alguém que estava louco para comprar.

E sabe o que é pior?
O Google “enxerga” tudo isso, e vai fazendo o seu anúncio perder relevância.

Imagina que isso aconteceu com uns 10 usuários.
O Google vai olhar e pensar: “Epa, perai… Esse site do José está promovendo uma péssima experiência para o usuário. Vou ocultar o anúncio dele em algumas pesquisas”.

E aí você percebe que o número de cliques vem diminuindo, não tem mais ninguém chegando no carrinho e abandonando, etc…

Então o que você faz?
Aumenta o CPC (custo por clique).

Está achando que isso vai resolver? Então você ainda não entendeu como funciona o leilão do Google.

O leilão do Google é baseado no índice de qualidade.

Ele, basicamente, analisa toda a sua página de destino ou site que você está direcionando, e atribui uma nota de 0 a 10 para a página, de acordo com a palavra-chave que você escolheu. Cada uma vai ter uma nota.

Caso você coloque um CPC menor que seu concorrente, porém, seu anúncio tem uma melhor página de destino, que promove uma boa experiência, é bem explicativa e induz o usuário a tomar uma ação, o Google preferirá mostrar seu anúncio do que o do concorrente, MESMO SE o concorrente aceitar pagar mais no clique.

Matheus, como eu garanto que o site que usarei nos anúncios está promovendo uma boa experiência aos meus clientes?

  1. Seu site carrega rapidamente (de 0 a 2 segundos, no máximo);
  2. Ele é mobile-first (ou seja, ele é adaptado a telas de celulares);
  3. Ele tem um certificado SSL (sabe aquele cadeadinho que fica do lado da URL do seu site?);
  4. Na primeira dobra do site (ou banner), ele já tem bem explícito a proposta de valor;
  5. Ele tem CTA’s (botões) que induzem o usuário a comprar ou pedir um orçamento, direcionando a um formulário;
  6. Ele é harmônico e simples de navegar, sendo bem intuitivo.

3° Erro Comum ao anunciar no Google Ads: Você não negativa palavras-chave

Outro erro clássico.
Lembra do erro 1, onde cito os termos de pesquisa da campanha do José, que acabaram com o orçamento dele?

Bom, se sua campanha é focada em SAPATOS MASCULINOS, você DEVE negativar o termo cola de sapato.
E não só ele…

Todas as palavras-chave que não tem NADA A VER com o seu objetivo de campanha devem ser negativadas.
De preferência no início da campanha, pois aí você não gasta seu orçamento com quem está procurando cola de sapato, por exemplo.

Uma vez, meu colega de trabalho foi a uma reunião e verificou que, no período de um ano, uma única palavra-chave que não foi negativada fez o cliente perder quase 40% do orçamento do ano com cliques inúteis.

Já deu uma olhada na sua conta de anúncios hoje?

4° Erro Comum ao anunciar no Google Ads: Anúncio mal escrito e falta de extensões

O Anúncio de Search no Google é composto por: URL, Três Títulos com 30 caracteres e duas descrições com 90 caracteres.
Parece muito? Não é!

E isso é excelente!
Pois te obriga a ir direto ao ponto, a falar com o cliente na DOR dele.

Se você vende um serviço de consultoria de projetos, por exemplo, é uma péssima ideia escrever no anúncio:
Somos a melhor consultoria de projetos, há 40 anos no mercado.

TODOS falam isso, não concorda?

Agora, se você escreve algo como:
Reduzimos 40% de custos com nossa consultoria de projetos.
Pare de perder dinheiro e otimize seus projetos.

Qual você acha que está mais atrativo?

Extensões de anúncios

Sim, eu sei que alguns negócios são bem específicos e precisam colocar mais informações.
É por isso que existem as extensões de anúncio.

Elas são complementos que você pode adicionar a seu anúncio para deixá-lo mais completinho.

Existem inúmeras extensões. Destaco aqui as principais:

  • Extensões de local: Caso o usuário esteja perto, ele pode ser direcionado diretamente para seu endereço;
  • Extensões de sitelink: Após o descritivo do seu anúncio, aparecem links para páginas específicas de seu site;
  • Extensões de preço: Aparecem caixinhas com o preço de determinados produtos e serviços, direcionando direto para eles;
  • Extensão de frase de destaque: Textos adicionais bem curtos que aparecem após o descritivo do anúncio (Frete grátis, Reserve online, etc.)
  • Extensão de chamada: Aparece seu telefone no anúncio. Se o usuário estiver pesquisando via Smartphone, ele pode clicar e ligar direto
  • Extensão de snippets estruturados: Parecido com as frases de destaque, elas deixam você destacar atributos específicos de produtos/serviços

Segue um exemplo de um anúncio completinho:

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Não são todas as extensões que aparecerão de uma vez.
Mesmo assim é importante que você preencha todas que forem possíveis, pois assim a chance de você aparecer em 1° no leilão é maior.

Outra vantagem é que um anúncio completo tende a ter um CTR mais elevado.

E então? Gostou de saber os 4 erros comuns ao anunciar no Google?
Certifique-se que sua agência está monitorando corretamente sua conta para você não perder dinheiro e maximizar o potencial desta excelente ferramenta.

Me conta o que achou depois nos comentários.

*artigo originalmente publicado no site www.olemedomarketing.com.br

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